sexta-feira, 24 de junho de 2016

Jenilson quer liberação de convênio para construção de cupixaus em aldeias


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) se reuniu na tarde de quarta-feira,22, na sala do CAR- cadastro ambiental rural-, com o Secretário Meio Ambiente do Acre, Edgard de Deus, e o prefeito de Jordão, Élson Farias, para tratar sobre a liberação de um convênio no valor de R$ 158 mil para a construção de cupixaus nas aldeias indígenas de Jordão.


O projeto é desenvolvido pela REM KFW, coordenado pela SEMA E IMAC., e tem como objetivo investir em seguimento que preserve o meio ambiente e evite a emissão de gás carbônico.

O Acre conseguiu valorar economicamente a redução dos gases de efeito estufa, por meio de uma Cooperação Financeira com o Banco Alemão de Desenvolvimento, primeira instituição a adquirir créditos de carbono do Acre, por meio de um programa denominado REDD for Early Movers, que tem por finalidade incentivar iniciativas pioneiras em redução de emissão por desmatamento evitado, constituindo-se na primeira transação de um Programa Jurisdicional no Mundo.

O programa prevê o apoio a atores que assumiram riscos e tomaram iniciativas pioneiras de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). O REM fomenta a conservação das florestas e a redução de emissões de CO2. O fomento se realiza por meio da remuneração baseada nos resultados de redução de emissões do desmatamento.

Para o prefeito Élson Farias, um projeto como esse é de grande valia para o município, pois sabemos que a metade da nossa população é indígena. ” Isso visa fortalecer nossas aldeias e valoriza a cultura, os costumes e melhora a vida nas aldeias”, disse Farias.

O deputado Jenilson Leite enfatizou a importância dos povos indígenas e a necessidade de avanço nas políticas públicas para as aldeias. “ Os povos indígenas tem um papel significativo no Estado do Acre, quase 20% da população acreana é indígena. Precisamos a cada dia lutar por mais políticas públicas para as aldeias, o principio de equidade precisa ser empregado junto aos povos indígenas. Essa será nossa luta na ALEAC”, afirma o parlamentar.

Leite fala que a construção desses cupixauas é uma simbologia de fortalecimento de suas tradições, crenças e sobre tudo a garantia de inclusão de nossos povos indígenas de forma digna.

Por Leandro Matthaus Foto Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO DO ACRE UNIFICA PAGAMENTO DE SECRETARIAS E CAUSA INDIGNAÇÃO NOS SERVIDORES

Agência do Banco do Brasil em Tarauacá Implantada pelo governo anterior, a data para a pagamento dos servidores estaduais é o último ...