quarta-feira, 22 de novembro de 2017

VICE-GOVERNADORA NAZARÉ PRESTIGIA ATO DE FORMATURA DO QUERO LER E ANUNCIA NOVA ETAPA DO PROGRAMA EM TARAUACÁ

22/11/2017


Foi uma noite de Gala. O auditório do Clube das Acácias superlotou e se tornou pequeno para receber os 457 formandos do Programa Quero Ler, na noite desta terça feira, 21 de novembro.



O evento contou com presença da vice-governadora do Estado, Nazaré Araújo, da coordenadora Estadual do Quero Ler, Maria Augusta, coordenadora do Núcleo de Educação, professora Francisca Aragão, do coordenador local do Programa, Francisco das Chagas (Moço), vereadores, entre outras autoridades.

Na abertura, uma série de apresentações culturais antecedeu o início do evento. Na platéia, formandos e familiares comemoravam o resultado, considerado um divisor de águas na alfabetização de quem não teve oportunidade de sentar no banco de uma escola na idade regular.

“Às vezes a gente ia atrás de comprar algum objeto e não conhecia o valor que estava na etiqueta. Então pra mim o Programa foi maravilhoso e a equipe é muito boa, conheci novas pessoas em sala de aula e fiz novas amizades e pra mim uma grande vitória”, declarou a senhora Maria Zenilde, 59 anos.

Para a coordenadora estadual do Quero Ler, Maria Augusta, “quando se trata da alfabetização daquelas pessoas que não sabiam ler e escrever significa um grande avanço para o Estado e 100% para cada município que aderiu ao Programa”, disse. 

‘’Este é um momento de alegria de realização, o resultado do trabalho de uma equipe de governo, especialmente de uma equipe de professores empenhados e alunos motivados, e o Quero Ler é um Programa que tem uma boa metodologia destacou coordenador local, Francisco das Chagas (Moço):

‘’O Quero Ler é uma ação de alegria, de orgulho, de prazer de trabalhar, porque estamos resgatando a cidadania dessas pessoas que há tanto tempo tentaram se alfabetizar e desistiram por razões diversas e hoje eles estão realizando esse sonho de receber o certificado de alfabetizados, na proposta de continuar os estudos no 1º segmento da EJA, destacou a professora Francisca Aragão.

‘’O Programa Quero Ler chega tão perto do desejo das pessoas de conhecerem as letras, de ler, de escrever. Nós vimos nessa noite aqui um depoimento de uma pessoa com mais de 60 anos de idade e outra de 82 anos com tanto alegria, com tanto brilho recebendo o certificado. Muitas dessas pessoas abriram mãos de suas outras tarefas de suas vidas para hoje serem alfabetizadas. Parabéns a todas as secretarias de educação e toda a equipe envolvida que conduziram o Programa até aqui, para a realização do sonho de muita gente, parabéns’’, enfatizou a governadora. 

Ao final de sua fala, a governadora anunciou a continuidade do Programa, com o lançamento da 2ª etapa do Quero Ler com mais 48 turmas, num total de 545 novos alunos. 

Outros 250 alunos da zona rural que foram alfabetizados receberão a certificação, em um evento que a Secretaria de Estado de Educação por meio da coordenação do Quero Ler vai realizar nas próprias comunidades. 

O Quero Ler é um Programa criado por Tião Viana em seu segundo mandato e tem o audacioso objetivo de eliminar o analfabetismo no Acre até 2018, atendendo mais de 60 mil pessoas. Na primeira etapa em Tarauacá, foram inseridos no Programa, mais de 700 alunos com empenho maior na zona urbana sendo que todos já estão alfabetizados. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO DO ACRE UNIFICA PAGAMENTO DE SECRETARIAS E CAUSA INDIGNAÇÃO NOS SERVIDORES

Agência do Banco do Brasil em Tarauacá Implantada pelo governo anterior, a data para a pagamento dos servidores estaduais é o último ...